Blog


- 5 de maio de 2022

Nossa experiência com a criação colaborativa

Collab é quando dois ou mais profissionais se unem para fazer um trabalho em conjunto, onde ambas as partes assumem a autoria do que for desenvolvido. As áreas criativas estão repletas de exemplos que vão de ilustrações, produtos, games e até mesmo música. Do ponto de vista criativo essa é uma experiência muito interessante, já que é uma oportunidade de trocar ideias, rever seus processos e aprender com outros profissionais, especialmente quando se trabalha sozinho.
Nós fizemos uma parceria nesse estilo recentemente com a Rust Miner e foi tão legal que achei que os detalhes por trás de tudo mereciam ser compartilhados.

O trabalho deles utiliza o conceito upcycle, onde peças antigas ou descartadas ganham novos usos e transformam-se em lindos acessórios de moda que já foram destaque em eventos nacionais como a Bienal Brasileira de Design e o São Paulo Fashion Week. Eu já sabia que seria muito legal fazer um trabalho junto com eles!
O objetivo era desenvolver produtos especiais para o dia dos namorados, que pudessem ser presenteados e tivessem características upcycle.

Como foi a criação das peças

A Rust Miner já tinha dois produtos em sua linha que seriam utilizados nessa campanha, o colar true love que tem um pingente de coração formado com pedaços de câmara de ar de bicicleta cortados à mão e o colar orb árvore da vida, feito com elos de corrente, também de bike, então o primeiro desafio para a Caderneto era pensar em dois sketchbooks que pudessem formar kits com os colares e utilizassem materiais upcycle em sua produção.
Pensando nisso, desenvolvemos um caderno com capa flexível feita com câmara de ar de caminhão descartada. A costura vermelha combinava com a ocasião e com o produto da Rust, formando um kit harmonioso.

Para o colar árvore da vida fizemos um caderno com capa em lona e desenvolvemos uma costura exclusiva, onde os elos de correntes de bicicleta eram a base para unir as folhas. Esse caderno foi bem colaborativo também pois os meninos ajudaram dando ideias e costurando algumas partes na máquina de costura. Também decidimos aplicar um estêncil na capa, onde usamos o próprio pingente do colar como molde.

Penso que o terceiro produto foi a síntese da nossa collab, uma peça única que tem em si os cernes da Rust Miner e da Caderneto combinados. O colar “declaração” foi pensado para ser uma maneira de carregar consigo recados, pensamentos e, é claro, declarações de amor. Assim nasceu uma peça que é colar e sketchbook ao mesmo tempo, é delicada e é upcycle, com um acabamento impecável, trazendo o melhor de ambas as marcas.

Tornando real

Depois que criamos os protótipos, fotografamos, catalogamos e por fim, definimos os preços juntos. Aí foi aquela correria para deixar todos os produtos prontos, afinal o bazar aconteceria nos dias 01 e 02 de junho e precisávamos despachar todos os pedidos já no dia 03 para dar tempo de chegar aos seus destinos até o dia dos namorados. Um dos maiores corres foi na busca por câmaras de ar nas borracharias (para os cadernos tinha que ser de caminhão), mas só tenho a agradecer ao Diego e ao nosso amigo Tiago, que fizeram essa frente enquanto botávamos a mão na massa na oficina. Aliás, foi o Diego também que fez esse vídeo lindo do processo e várias das fotos que ilustraram o bazar.

https://www.facebook.com/caderneto/videos/788376357930602/

Fizemos tudo isso em poucos e intensos dias! Fui até Florianópolis para trabalhar com eles no processo completo. Além da criação e produção das peças, ainda ficamos envolvidos com a estratégia de marketing e atendimento ao público. Eles já tinham testado antes a plataforma e o método para fazer as vendas, um bazar online através de grupo no facebook, que é uma forma muito interessante de fazer um bazar, já que as pessoas podem ter contato direto com os criadores das peças, conseguem bons descontos e recebem as promoções em tempo real.

As parcerias entre pequenos produtores fortalece ambas as partes, especialmente quando usamos desse recurso para atender a um público que valoriza o consumo consciente e o trabalho autoral. Nosso objetivo no final das contas não foi incentivar uma data de consumo, mas trazer produtos inspirados na celebração do amor como forma de conexão. Não por acaso usamos o slogan “o amor nos conecta”, que carrega um monte de significados: a conexão criativa, os produtos inspirados no amor e a conexão online que permite esse contato tão próximo com o público, mesmo estando tão longe.